Perfil

Prof. Roberto Gomes de Souza Berlinck currículo lattes research gate

E-mail: rgsberlinck at iqsc.usp.br

RBerlinck

Me formei bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Durante o curso desenvolvi atividades de iniciação científica durante 4 anos, 2 dos quais com bolsa da FAPESP (1985 e 1986). O projeto de iniciação científica, “Síntese de análogos de neolignanas 8.O.4′ potencialmente ativos contra esquistossomose, bactérias e fungos”, objetivou a síntese de compostos oxigenados, nitrogenados e sulforados, análogos de neolignanas 8.O.4′. Os compostos sintetizados foram avaliados contra esquistossomose, malária, leishmaniose, bactérias e fungos. Os resultados foram apresentados em reuniões anuais da SBPC (1985, 1986 e 1987) e no Simpósio Franco-Brasileiro em Química e Farmacologia de Produtos Naturais em Inflamação, Alergia e Trombose, Rio de Janeiro, RJ, 1986.

No último ano do curso de graduação (1987) realizei estágio na Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (CODETEC), desenvolvendo processos de síntese orgânica de interesse industrial. Em junho do mesmo ano fui contratado pela UNICAMP, como pesquisador do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Em junho de 1988 obtive afastamento para realizar doutorado. Em setembro de 1988, iniciei doutorado na Université Libre de Bruxelles (Bruxelas, Bélgica). O projeto de química de produtos naturais marinhos objetivou o isolamento de toxinas guanidínicas e outros compostos da esponja marinha Crambe crambe.

Terminei o doutorado e retornei ao Brasil em 1992, reassumindo minhas atividades de pesquisador no CPQBA em julho. Durante o período de 1 ano, participei de projetos de pesquisa tecnológica de plantas medicinais, sendo neste período o coordenador do projeto “Produção de Anti-maláricos de Artemisia annua“.

Em fevereiro de 1993, fui convidado pela Universidade de São Paulo a exercer atividades de docência e pesquisa junto ao Instituto de Química de São Carlos, onde assumi em julho de 1993, como professor colaborador. Fui contratado definitivamente em 1995. Desde então desenvolvo projetos em química orgânica e biológica, focalizando o isolamento, determinação estrutural, avaliação de atividades biológicas e biossíntese de produtos naturais bioativos de organismos marinhos, e mais recentemente micro-organismos endofíticos.

Entre outubro de 1997 e abril de 1998 realizei estágio sabático como professor visitante na University of British Columbia (Canadá) em colaboração com os professores Raymond J. Andersen e Michel Roberge, objetivando o isolamento de substâncias bioativas utilizando novos bioensaios. Em 1998 iniciei estudos sobre o metabolismo secundário de micro-organismos marinhos. Em 2002 fui professor visitante, por curto período, na University of Utah, período em que desenvolvi colaboração com o Prof. Chris M. Ireland. Entre 2014 e 2015 realizei novo estágio sabático no grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. David H. Sherman, no Life Sciences Institute da University of Michigan.

Atualmente desenvolvo projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores da USP, UFRJ, UFPR, University of British Columbia e University of Michigan, Ann Arbor. Fui professor associado do IQSC-USP entre 2001 e 2010. Em 2010 tornei-me professor titular da Universidade de São Paulo. Em 2009 fui convidado a integrar o Comitê de Coordenação do Programa BIOTA da FAPESP, e em 2010 o Comitê Gestor do Programa SISBIOTA-Brasil do CNPq.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s